12/13/2006

PROJETO: INCENTIVANDO A LEITURA/2006





MOMENTOS DO PROJETO: MONTANDO E BRINCANDO



PROJETO:INCENTIVANDO A LEITURA:
CONHECENDO O AUTOR E SUA RESPECTIVA OBRA

Professoras Responsáveis:
Ivanete: Informática Educacional/ Hora da Leitura
Socorro: Hora da Leitura


Justificativa:
No decorrer do Projeto Escola de Tempo Integral, na Disciplina Hora da Leitura pude perceber que os alunos se envolviam e liam, mas não assimilavam a respectiva leitura com o Autor e sua Obra e vice-versa, foi então que pensei porque não tornar este momento Hora da Leitura um momento lúdico e ao mesmo tempo agregar um conhecimento mais amplo aos alunos: então resolvi desenvolver um projeto CONHECENDO O AUTOR E SUA RESPECTIVA OBRA.
Desenvolvendo um tapete e dois dados utilizando material reciclado, assim incentivando a leitura, pesquisa e o reconhecimento da obra de forma lúdica, dividi está idéia com a Professora Socorro que também atua no Projeto Hora da Leitura, a mesma incentivou e auxiliou em todo o processo envolvendo de forma prazerosa todos os alunos da escola. Começamos então o trabalho.
Alunos atendidos: todas as séries 1ª a 4ª ( podendo ser adaptado a outras séries)
Período: setembro - Duração: 05 aulas
OBJETIVO:
Conhecer o autor e suas respectivas obras
Diversificar a leitura
Pesquisar sobre a biografia do autor.
Utilização de material reciclado.
Despertar o espírito de cooperação através do trabalho em grupo.
RECURSOS:
Caixa de papelão vazia, revistas velhas, cola Dures, rolinho para passar a cola no papelão, canetão, papel pardo para encapar o tapete, duas caixas de papelão vazia para confeccionar os dados; cartaz de pregas.

PROCEDIMENTOS:
1. Confecção do tapete com a obra do autor:
Os alunos separaram as caixas de papelão e as abriram, em seguida fizeram a montagem para que tivesse o formato de um tapete, passaram cola e colaram as folhas de revistas, quando já haviam forrado todo o papelão já sentiam a alegria de estarem produzindo algo com tanto envolvimento, depois foi colado sobre o tapete o papel pardo dando assim uma melhor apresentação, riscamos o tapete em forma de quadrado com canetão, no computador digitamos as obras já lidas: (os alunos já haviam trabalhado na Hora da Leitura), imprimimos e colamos o nome das obras no quadrado do tapete, foram coladas doze (12) obras.
Nome das obras trabalhadas:
2. Viva a liberdade de, Maria Cristina Furtado
3. Romeu e Julieta: Ruth Rocha
4. Yayov e os sete Ladrões: Madonna
5. O espantalho Inteligente: Pedro Bandeiras
6. O Pequeno Polegar: Contos Perrauet
7. Mãos de Vento Olhos de Dentro: Lô Galasso
8. A Festa no Céu: Ana Maria Machado
9. Ornela a Mulher Canibal: Rógeio Andrade Barbosa
10. Chapeuzinho Vermelho: Os Contos de Grimm
11. As caçadas de Pedrinho: Monteiro Lobato
12. Os músicos de Breem: Ruth Rocha

Confecção dos dados com o nome do autor:
§ Selecionados duas caixas de papelão que tivesse a forma de dado;
§ Enchemos com revistas velhas para ficar pesada e encapamos com papel pardo;
§ Na sala de informática imprimimos o nome dos autores em sulfite colorida;
§ Colocamos em cada lado do dado um nome do autor;
§ Doze autores.

Confecção de um cartaz de pregas para anexar as pesquisas: Autor e sua respectiva Obra.
Qual a importância do cartaz de pregas? Para que os alunos pudessem se familiarizem gradativamente com o que já haviam lido, facilitando a hora do jogo, quando já estiverem habilidade poderíamos tirar os nomes do cartaz.

COLOCANDO EM PRÁTICA: AGORA QUE TUDO JÁ ESTÁ CONFECCIONADO:

Dividimos a sala em grupos e cada grupo teria sua vez de jogar, jogando o dado o aluno teria que relacionar autor com sua respectiva obra, no inicio poderiam utilizar o cartaz de pregas, mas nas aulas seguintes depois de duas ou três aulas, já deveriam estar com as informações registradas não podendo mais consultar o cartaz.
Fizemos também uma competição entre eles na sala onde puderam interagir uns com os outros de forma lúdica e ao mesmo tempo enriquecendo os conhecimentos adquiridos nas aulas Hora da Leitura.
************************************************
O resultado final do Projeto enriqueceu muito o conhecimento literário dos alunos, desenvolvendo pesquisa e interesse do grupo.

O professor deve saber que tipo de informação é
relevante para cada momento e qual
o tipo de informação que ajuda a criança a progredir .
(Ana Teberosky, 2003 pg. 26).



Nenhum comentário: