12/11/2006

PROJETO: FOLCLORE/2006

PROJETO: FOLCLORE





Professoras Responsáveis:
Socorro: Hora da Leitura
Ivanete: Informática Educacional
Justificativa:
Este projeto foi realizado pelas oficinas Hora da Leitura em parceria com a oficina Informática Educacional. O projeto busca valorizar as riquezas do nosso folclore, para poder atuar de forma significativa na diversidade da cultura popular.

Alunos atendidos:
todas as séries 1ª a 4ª (podendo ser adaptado a outras séries)
Período: agosto - Duração: 06 aulas

OBJETIVO:
Conhecimento e respeito pela cultura popular que é universalmente mantida e viva através da tradução oral;
Diversificar a leitura
Pesquisa;
Utilização de material reciclado;
Despertar o espírito de cooperação através do trabalho em grupo.

RECURSOS:
Barbante, caixa de sapato, cartolina, cola , palito de churrasco, papel dobradura, revistas, livros e jornais, rolinho de papel higiênico, sala de Informática para pesquisa e impressão do material pesquisado e tesoura.

PROCEDIMENTOS:
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em pauta;
Divisão dos alunos em dupla, apresentação do projeto e da situação comunicativa que finalizará o mesmo. Explicação da professora aos alunos de como serão confeccionadas as atividades;
Pedir para os alunos trazerem caixas de sapato vazias e rolos de papel higiênico para a confecção das atividades;
Leitura de um texto informativo sobre o Folclore pela professora. Pesquisa na Internet de: Lendas, advinhas, parlendas, trava-línguas, causos, comidas típicas, danças, festas e figuras de personagens folclóricas.
Escrita das lendas e impressão do restante do material encontrado nas pesquisas.
Recorte de figuras encontradas nas pesquisas, revistas, livros e jornais.
Revestimento das caixas de sapato para o Diorama, e dos rolos de papel para os mobílie, com o papel dobradura. Distribuição das figuras dentro das caixas e nos rolos de papel de acordo com a criatividade de cada dupla de trabalho.
Desenhos feitos com papel dobradura pelos alunos para melhor apresentação do trabalho.
Exposição dos trabalhos no espaço físico da escola.

Nenhum comentário: