PROJETO: FOLCLORE



Professoras Responsáveis:
Socorro: Hora da Leitura
Ivanete: Informática Educacional
Socorro: Hora da Leitura
Ivanete: Informática Educacional
Justificativa:
Este projeto foi realizado pelas oficinas Hora da Leitura em parceria com a oficina Informática Educacional. O projeto busca valorizar as riquezas do nosso folclore, para poder atuar de forma significativa na diversidade da cultura popular.
Este projeto foi realizado pelas oficinas Hora da Leitura em parceria com a oficina Informática Educacional. O projeto busca valorizar as riquezas do nosso folclore, para poder atuar de forma significativa na diversidade da cultura popular.
Alunos atendidos:
todas as séries 1ª a 4ª (podendo ser adaptado a outras séries)
Período: agosto - Duração: 06 aulas
OBJETIVO:
Conhecimento e respeito pela cultura popular que é universalmente mantida e viva através da tradução oral;
Diversificar a leitura
Pesquisa;
Utilização de material reciclado;
Despertar o espírito de cooperação através do trabalho em grupo.
RECURSOS:
Barbante, caixa de sapato, cartolina, cola , palito de churrasco, papel dobradura, revistas, livros e jornais, rolinho de papel higiênico, sala de Informática para pesquisa e impressão do material pesquisado e tesoura.
PROCEDIMENTOS:
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema em pauta;
Divisão dos alunos em dupla, apresentação do projeto e da situação comunicativa que finalizará o mesmo. Explicação da professora aos alunos de como serão confeccionadas as atividades;
Pedir para os alunos trazerem caixas de sapato vazias e rolos de papel higiênico para a confecção das atividades;
Leitura de um texto informativo sobre o Folclore pela professora. Pesquisa na Internet de: Lendas, advinhas, parlendas, trava-línguas, causos, comidas típicas, danças, festas e figuras de personagens folclóricas.
Escrita das lendas e impressão do restante do material encontrado nas pesquisas.
Recorte de figuras encontradas nas pesquisas, revistas, livros e jornais.
Revestimento das caixas de sapato para o Diorama, e dos rolos de papel para os mobílie, com o papel dobradura. Distribuição das figuras dentro das caixas e nos rolos de papel de acordo com a criatividade de cada dupla de trabalho.
Desenhos feitos com papel dobradura pelos alunos para melhor apresentação do trabalho.
Exposição dos trabalhos no espaço físico da escola.

Nenhum comentário:
Postar um comentário