11/11/2007

Projeto: "Reescrevendo História"










Projeto: “Reescrevendo História”

Tema
Trabalhando seqüência de texto no período de alfabetização com o conto a verdadeira história dos três porquinhos.

Público alvo: 1ª e 2ª Séries do Ensino Fundamental
Tempo necessário: Dez aulas

Justificativa
Para que as crianças tenham domínio da escrita e fluência na leitura é necessária que entre em contato desde cedo com diversos tipos de textos. O professor deve apresentar aos alunos poesias, receias, contos, fábulas, lendas, cartas etc.

Os contos têm uma estrutura complexa, é de fundamental importância no processo de alfabetização, pois nele ocorre uma narrativa perfeita, com a seqüência apresentada sempre da mesma forma. Além do mais, a identificação emotiva entre os alunos e os personagens predispõe as crianças á leitura.

Objetivos
Comunicar-se e expressar-se através de situações de intercambio
Social, elaborando e respondendo perguntas;
Demonstrar conhecimento de diferentes contos de fadas;
Refletir sobre o uso da sequenciação lógica do conto estudado.

Procedimento

Apresentação do projeto A verdadeira história dos três porquinhos ao grupo, levantamento dos conhecimentos prévios da turma em relação ao assunto apresentado.
Lista de varias versões da história dos três porquinhos destacando semelhanças e diferenças com relação a: seqüência que se desenrola a trama, personagens que compõem a trama, cenário.
Leitura do livro A verdadeira história dos três porquinhos feita pela professora. Escrita de um livrinho recontado pela turma tendo a professora como escriba. Ilustração individual do reconto.

Recursos Didáticos
Papel sulfite, canetas coloridas, lápis de cor, giz, lousa, livros de contos de fadas, televisão e DVD.

Avaliação
Observar ao longo do trabalho se o aluno; usou a linguagem oral e escrita em diferentes situações, nas quais faz sentido falar, ouvir, ler ou escrever, escreveu o que foi proposto, participou das propostas coletivas e das revisões de texto.Participou oralmente dos momentos de discussão.Colaborou para a pesquisa dos contos que o grupo conhece.


Professoras envolvidas:
Maria do Socorro Fernandes de Oliveira / Hora da Leitura
Ivanete Inacia de Abreu / Informática Educacional

Nenhum comentário: