2/23/2008

Eclipse Lunar

Os alunos puderam ver o Eclipse na Internet, pesquisando um fato tão curioso para eles.
Ficaram fascinados enquanto pesquisavam vários sites para assistirem o Eclipse e poder entender.

Professora: Ivanete Inácia de Abreu
Informática Educacional

O fenômeno
A sombra da Terra é composta por duas áreas em formato de cone, que ficam uma dentro da outra. A parte mais externa, chamada penumbra, é a região em que a Terra não bloqueia todos os raios vindos do Sol. Na área mais interna, que leva o nome de umbra, praticamente todos os raios são bloqueados.
O eclipse de hoje teve início às 21h35, mas, nessa fase, só pôde ser observado por quem tiver um telescópio com fotômetro. Isso porque a Lua percorreu apenas a área de penumbra (veja ilustração abaixo).
Apenas às 22h43 é que o fenômeno teve condições de ser visto a olho nu. A partir desse horário, o satélite natural começou a entrar na umbra. Daí por diante, a Lua começou a mudar gradativamente de cor, até que, às 0h01, teve início o eclipse lunar total, quando o satélite está totalmente sob a sombra da Terra.
Essa fase durou até as 0h51, quando o processo começa a se reverter. Às 2h09 não era mais possível ver o eclipse a olho nu. O fenômeno se encerrou definitivamente às 3h17, quando a Lua saiu novamente da área de penumbra.





2 comentários:

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Webcam, I hope you enjoy. The address is http://webcam-brasil.blogspot.com. A hug.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Wireless, I hope you enjoy. The address is http://wireless-brasil.blogspot.com. A hug.