10/04/2007

Projeto: "Ser criança"

Professoras: Ivanete Inácia de Abreu / Maria do Socorro
Informática Educacional
Experiências Matemática
Justificativa:
Este projeto surgiu de uma pesquisa que fiz na Internet: Depois de ter trabalhado com os alunos Os jogos Interativos na Sala de Informática resolvi transformar a brincadeira em aprendizado concreto
Alunos atendidos: 1ª e 2ª series
Duração: 02 aulas - setembro
Material: Jogos Educativos impressos já conhecido pelos alunos (na sala de informática)
Lápis e borracha.

Objetivo:
• Desenvolver a curiosidade;
• Estimular o raciocínio;
• Iniciativa e autoconfiança;
• Desenvolvimento da linguagem, pensamento e concentração;
• Desenvolve regras: determinando o que pode e não pode no grupo;
• Integração social dos alunos.

Procedimentos:
Imprimi os Jogos e distribui entre quatro grupos, onde formaram quatro grupos sendo (dois de quatro e dois de seis), cada grupo elegeu seu representante.

O papel do representante seria receber as instruções do jogo e em seguida repassar para o grupo. Antes de iniciar o jogo orientei o representante como deveria ser distribuído o material no grupo e como deveria coordenar.

O papel do representante seria de muita responsabilidade, afinal ele deveria orientar bem o grupo para que juntos desenvolvessem as brincadeiras sem fugir das regras e ser o primeiro grupo a terminar as brincadeiras. No decorrer das atividades o grupo se comunicava e distribuía o jogo que não sabia ou pedia ajuda um para o outro até conseguir desenvolver.

Houve muita preocupação em desenvolver corretamente as atividades e não deixar de cumprir as regras da brincadeira.

Conteúdo:
Cada grupo tinha que desenvolver os seguintes jogos:
Jogos Completar e Colorir – Jogo da Velha – Liga Pontos – Caça-Palavras – Labirinto e Forca.


Referência:
http://www.miniweb.com.br/Atualidade/INFO/ed_inf/sercrianca.htm

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