5/26/2007

Projeto - Jogo da Memória

ALUNOS PRODUZINDO
O JOGO DA MEMÓRIA




ALUNOS BRINCANDO COM

O JOGO DA MEMÓRIA






PROJETO: JOGO DA MEMÓRIA

PROFESSORA: Ivanete Inácia de Abreu
Trabalho desenvolvido com as 1ª e 2ª séries
Experiências Matemática
2º Bimestre



Objetivo do jogo:
Encontrar todos os pares das figuras



§ O jogo é uma das atividades lúdicas mais antigas do homem. Acompanha a evolução cultural da humanidade. Faz parte da sociabilização do ser humano.
§ Nossos antepassados tornavam suas horas mais divertidas através do jogo. Até porque isso foi muito antes do aparecimento do CD, da novela das oito e do cinema.
§ Este é um tema que deve estar sempre presente na pauta do professor. Através das atividades lúdicas pedagógicas, as pessoas, principalmente as crianças, desenvolvem o senso de organização, o espírito crítico e competitivo, o respeito mútuo, além de aprenderem e fixarem conteúdos com muito mais facilidade.
§ O exemplo a seguir mostra o ensino das formas geométricas e numeral através de um jogo. O mesmo pode ser adaptado para qualquer matéria que você queira ensinar.
http://www.profissaomestre.com.br/


Obs.: E o melhor de tudo isso as crianças podem utilizar material reciclado para confeccionar o jogo com o auxílio da Professora.


§ O uso da INFORMÁTICA na educação através de softwares educativos é uma das áreas da informática na educação que ganhou mais terreno ultimamente. Isto se deve principalmente a que é possível a criação de ambientes de ensino e aprendizagem individualizados (ou seja, adaptado às características de cada aluno) somado às vantagens que os jogos trazem consigo: entusiasmo, concentração, motivação, entre outros. Os jogos mantêm uma relação estreita com construção do conhecimento e possui influência como elemento motivador no processo de ensino e aprendizagem.


Justificativa:
Após apresentar as formas geométricas e os numerais nas séries iniciais para os alunos através de contos, atividades diversificadas e sites educativos. Pensei porque não desenvolver com os alunos o jogo da memória utilizando material reciclado e assim fixando melhor o aprendizado.

Objetivo:
§ Desenvolver a curiosidade;
§ Estimular o raciocínio;
§ Iniciativa e autoconfiança;
§ Desenvolvimento da linguagem, pensamento e concentração;
§ Desenvolve regras: determinando o que vale ou não;
§ Auxilia no processo de integração social dos alunos;
§ Conhecimento das formas geométricas e numerais.

Conteúdos:
§ Formas geométricas
§ Numerais
§ Xérox de figuras geométricas e numerais

Procedimentos:
Apresentar para os alunos as formas geométricas, através de figuras, blocos lógicos, contar história “Fora de Forma”, recortar figuras geométricas e em seguida construir desenhos com as mesmas, mostrar aos alunos que podemos identificar as formas geométricas em vários lugares no nosso dia-a-dia. Fazer o mesmo trabalho utilizando os numerais.

Utilizar a sala de Informática para apresentar aos alunos softwares de jogo da memória, deixar que brinquem para conhecerem melhor o jogo e a diversidade de temas que podem ser utilizados para a produção do jogo.

Materiais utilizados:
§ 01 caixa de sapato encapada com papel dobradura;
§ 12 caixinhas de sabonete vazias;
§ Papel dobradura para encapar as caixinhas;
§ Folhas xerocadas com as figuras geométricas em pares;
§ Folhas xerocadas com os numerais e figura de animal correspondente a quantidade;
§ Cola, tesoura, lápis de cor, canetinha colorida e durex.

Desenvolvimento do Projeto:
§ Apresentar aos alunos as folhinhas xerocadas para pintar de forma que fique bem alegre, deixar que usem a imaginação e utilizem as cores de preferência.
§ Encapar as caixinhas com o papel dobradura na cor escolhida pelo grupo.
§ Recortar as figuras que foram pintadas e colar nas caixinhas formando assim os pares do jogo da memória.
§ A professora encapa a caixa para ficar bem bonita com uma cor bem alegre.
§ Todo este processo feito, agora é montar as regras e brincar.

Obs. Utilizar vários temas e confeccionar vários jogos da memória.







Nenhum comentário: