6/23/2007

Projeto - Receita Pipoca



Projeto: Receita Pipoca
Professora: Maria do Socorro F. Oliveira

Oficina: Hora da Leitura


Justificativa: Com a expectativa do produto final esse tipo de texto torna-se bastante atraente aos olhos das crianças e isso favorece positivamente no seu processo de alfabetização.

Objetivos:
• Fazer uso da escrita como registro dos conhecimentos adquiridos ao longo desse processo;
• Reconhecer na receita um dos vários tipos de textos existentes;
• Promover interação significativa entre as crianças no momento da construção do produto final (com a degustação da pipoca).

Procedimentos:
Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos da 1ª série B sobre o assunto, com posse dessas informações listamos várias receitas e registramos a receita da pipoca no caderno.
Na aula seguinte saímos da sala de aula e usamos a cozinha da escola para por a mão na massa.

  • Foi explicado as crianças quanto aos perigos que pode ocorrer se uma criança usar a cozinha de sua casa sem o auxílio de um adulto, não se encostar ao fogão de forma alguma isso é tarefa para adulto e não de criança.
    As crianças participaram do momento prático dessa receita. Pegaram a panela própria de estourar pipoca, em seguida colocaram os ingredientes, pois já tinham memorizado a receita.

Levar a panela ao fogo foi tarefa da professora, as crianças ficaram olhando esperando o momento de ouvir o milho estourar e virar pipoca enquanto todos cantavam a música “Uma pipoca na panela” muito animados. Finalmente a melhor hora degustar a pipoca, todos ajudaram embalar e com muita alegria.

•Material: caderno, lápis, borracha, giz, e lousa, panela, saquinhos de papel, bacia para colocar a pipoca, sal, milho de pipoca, óleo e uma mesa grande.

•Finalização: degustação da pipoca em grupo.

Que delícia!!!





Projeto: Amarelinha

Recebeu vários nomes no Brasil: maré, sapata, avião, academia, macaca etc. É uma das formas do antigo jogo romano dos odres, em que os jogadores deveriam saltar, num pé só, sobre sacos feitos com pele de bode. Desenhada com carvão ou giz, a amarelinha tradicional tem o formato de uma cruz um semi-círculo em uma das pontas, onde está a palavra céu, lua ou cabeça. Depois vem à casa do inferno e a área de descanso, chamada de braços ou asas, onde é permitido equilibrar-se sobre os dois pés. Por último, a área do corpo ou quadrado. Inicialmente desenhada no chão com giz ou carvão, hoje também é fabricada em diversos materiais, como o plástico.

Revista: Kalunga Ano XXIX - Nov. 01 nº. 130

Professora: Ivanete
Experiências Matemática – 1ª série




Alunos na Sala de Informática

Trabalhando com Jogos Boole
Identificando as Quantidades através da Figura
Desenvolvendo o Raciocínio Lógico
1ª e 2ª séries